quinta-feira, 27 de março de 2014

Um bolo de chocolate para o meu Amor


Este post está muito atrasado, eu sei. Mas por vezes o tempo é curto para tudo aquilo que gostamos de fazer! Mas cá vai...

Eu sei que devemos festejar o amor todos os dias! Muito mais que isso, é preciso viver o amor diariamente, nos pequenos gestos, no silêncio que conforta, nas palavras de ânimo, no cuidar de quem amamos. Mas também não vejo nada de mal celebrar o dia dedicado ao amor! E não é preciso ser apenas o amor romântico, o Amor é muito mais que isso! É tanto mais, que as palavras não chegam. E nada melhor que um bolo de chocolate para traduzir a natureza do Amor! Pelo menos na minha opinião. 

Neste dia dos namorados decidi fazer uma surpresa extra-gulosa... Adoro fazer surpresas, mas já começa a deixar de ser surpresa a gulodices que gosto de fazer para aquelas datas que merecem destaque na minha história de amor. Surpresa ou não, a reacção foi boa, por isso acho que todo o amor que coloquei no bolo acertou em cheio no estômago! 

Eu não tinha muito chocolate de culinária em tabelete e pesquisei por receitas de bolo de chocolate em pó e bingo! Nada como arriscar (tal como no amor)! Segui o meu instinto e fiz umas pequenas alterações à receita original, tanto no bolo como na cobertura (como na maioria das vezes acabo sempre por ter de improvisar com o que tenho no frigorifico e foi esse o caso!).

A minha receita (foi inspirada na receita deste site):

Ingredientes
4 ovos
2 chávenas* de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de nutella

Cobertura:
1/2 tablete de de chocolate de culinária
80 ml de  leite
1 colher de sopa de vinho do porto

Decoração:
500gr de morangos lavado e cortados ao meio
100ml de água morna
20gr de açúcar
2 colheres de sopa de mel
(*A chávena de chá tem cerca de 200 ml de capacidade)

Preparação:
Pré aquecer o forno a 180º. Untar a forma com manteiga e farinha.
Bater os ovos com o açúcar até formar um creme fofinho e leve (coloquei na Bimby, 5min/vel. 5) . Após ter o creme pronto adicionar os restantes ingredientes á excepção da farinha e do fermento e bater por mais uns minutos (coloquei mais 1min na vel.5). Sugiro que a farinha seja a ultima coisa a adicionar pois não é preciso bater muito, basta envolver para não perder a cermosidade do creme. Verter o preparado para a forma reviamnete untada e levar ao formo por cerca de 30/40min. (vai depender do forno por isso nada como fazer o teste do palito.)
Enquanto o bolo está no forno...

Cobertura: 
Partir o chocolate em pedaços e colocar num recipiente para ir ao microondas, juntar o leite e o vinho do Porto. Derreter aos poucos e ir mexendo para dissolver melhor e principalmente para não queimar. 

Decoração:
Lavar bem os morangos, cortar em pedaços caso sejam muito grandes. Deixar a marinar numa tijela com a àgua e o mel bem misturados. Vai dar um gostinho especial!
Para decorar comprei uns corações bem bonitos para dar aquele toque de dia dos namorados!

Como diz a música "All we need is love!"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário