quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bolo de Limão com recheio de Lemon Curd ... a despedida do Sol!

Adoro o sabor do limão!

Fresco, ácido, doce e sempre uma surpresa!

Estes dias de verão no meio do Outuno são também uma surpresa. É como se fossem uma despedida do Sol para os meses de sombra e frio que lhes seguem.

Ao que parece o vento sopra de Sul e os ventos africanos vêm abafar o nosso ar. E quando digo abafar é mesmo um grande bafo de 30º que nos vai aquecer nesta semana. Por isso o limão esta semana tem de ser a estrela: limonada fresquinha, bolo de limão, iogurtes de limão!






Nada como o sabor reconfortante e refrescante do limão para uma despedida em grande e esse sabor é elevado ao quadrado num maravilhoso Lemon Curd (receita livro base Bimby):

Precisamos de:
60 g açúcar
2 limões, casca (só a parte amarela) e sumo
60 g manteiga
2 ovos

Preparação:
Coloque no copo o açúcar e pulverize 20 seg/vel 9. Adicione as cascas de limão e rale 15 seg/vel 9.
Adicione a manteiga, o sumo dos limões e programe 1 min/vel 2. Adicione os ovos e misture 10 seg/vel 4. De seguida programe 7 min/80°C/vel 2. Retire e reserve em frascos esterilizados, no frigorífico.
 
A minha expeiência: Para que o creme fica mais liso, macio e sem grupo, devemos triturar bem as cascas de limão junto com o açúcar antecs de adiciona os restantes ingredientes. Este creme é também optimo para rechear outros bolos, bolachas, juntar a iogurtes ou sobremesas (por exemplo podemos fazer tarte de natas e em vez de colocar bolacha maria podemos pôr lemon curd).
 
Curiosidade (fonte: mundo de receitas bimby): O limão contêm compostos de limoneno, que se pensa poderem neutralizar algumas substancias químicas causadoras de cancro.


A receita do bolo de limão com recheio de lemon curd tirei deste blog, mas fiz algumas adaptações (por exemplo, não fiz a receita de lemon curd indicada e utilizei apenas uma forma de bolos, abaixo adaptei a receita para utilização de apenas uma forma):

Para o Bolo:
4 ovos
225g de açúcar
225g de manteiga, amolecida
225g de farinha, peneirada
1 c. (chá) de fermento em pó
2 c. (sopa) de sumo de limão
Raspas de 1 limão
 
Para o Glacé de limão:
1 limão grande, raspas
150g de açúcar em pó (icing sugar)
1 a 2 c. (sopa) de sumo de limão (eu coloquei mais quantidade) 
 
Para a decoração:
Utilizei açúcar em pó.

Preparar o bolo de limão:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolos com manteiga e farinha ou duas caso tenha. Na Bimby: Deitar no copo, a manteiga, o açúcar, os ovos, as raspas e sumo de limão e programe 1 min/Vel 6. Juntar a farinha e o fermento e envolver 15 seg/Vel 3. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar cozido. Testar com o palito. Deixar arrefecer completamente. Com cuidado, cortar o  bolo ao meio.

Preparar o glacé de limão:
Peneirar o açúcar em pó (icing sugar) numa tigela e deitar as raspas e umas gotas de sumo de limão e mexer bem. Acrescentar sumo de limão (aos poucos) até obter a consistência desejada. Deixar repousar 5 minutos antes de espalhar.

A montagem:





O resultado final:



Bons dias de Sol para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário