terça-feira, 11 de novembro de 2014

Delícia de Chocolate e Manteiga de Amendoim (para dias de chuva... ou de sol!)

Ontem choveu o dia inteiro. É fruta da época eu sei e faz parte da tradição de S. Martinho, hoje em contrapartida já está um belo Solinho (dizem que será de pouca dura).

Nos dias cinzentos, de chuva e frio a minha cabeça só se lembra de duas coisas: o quentinho da minha casa e de chocolate!! Estive o dia inteiro a planear o que fazer para sossegar esse anseio por um pedaço de céu em forma de bolo e com sabor a pecado: nada como a delicia de chocolate da Bimby! É uma receita rápida e eficaz para quando a gulodice aperta!



Como não tenho formas pequeninas ou uns ramequins para fazer doses individuais (pode ser que o Pai Natal se lembre de mim) fiz numa forma de bolo redonda bem untada e acrescentei 20gr de farinha á receita original para conseguir desenformar. Acrescentei ainda manteiga de amendoim que já estava no fim do frasco para tornar ainda mais pecaminoso este meu devaneio.

Delícia de chocolate com manteiga de amendoim (uma adaptação)

Ingredientes
160 g açúcar (na original são 200gr, mas como cortei no chocolate também cortei no açúcar)
6  ovos
150 g manteiga (cerca de 70gr de mateiga de amendoim e o restante peso manteiga vaqueiro)
200 g chocolate p/ culinária, partido em pedaços (na original são 250gr)
70 g farinha

Preparação 
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o açúcar e reserve. Insira a borboleta. Coloque no copo as claras e bata 6 min/vel 3 e nos 20 seg finais, adicione pelo bocal da tampa 3 c. sopa do açúcar reservado. Retire para uma taça e reserve. Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma de aro removível com manteiga e reserve. Retire a borboleta. Coloque no copo o restante açúcar reservado, as gemas e a manteiga e programe 5 min/70°C/vel 4. Adicione o chocolate, espere que funda e misture 20 seg/vel 5. Adicione a farinha e misture 10 seg/vel 5, ajudando com a espátula. Insira a borboleta, adicione as claras reservadas e envolva uns segundos na vel 2,5 . Deite numa forma de abrir previamente untada e leve ao forno cerca de 10 minutos.

Na receita original diz 20 min, mas como eu queria desenformá-lo sem medos deixei mais 10 minutos e já não ficou mousse no interior. O que perdeu na textura não perdeu no sabor e isso é o mais importante.Quando fizer nos ramequins publico novamente.

Nota final: Todos os dias são bons para derreter chocolate, pricipalmente se fôr daquele de 70% de cacau, tão amargo que é doce e me aquece a barriguita!

Sejam felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário