segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Arroz de Bacalhau

Ôtla vez alôzzzz?!?! -.-

Gosto muito de arroz, mas não do branco simples ou com manteiga. Gosto de arroz de tomate, de cenoura, de ervilhas, de espinafres, arroz frito, arroz de coentros, arroz de carnes, de peixe e claro o de bacalhau!! Para mim o arroz precisa sempre de companhia!


Fica então esta receitinha "inventada" por mim mas igual a tantas outras, de tantas outras casas por aí.

Arroz de Bacalhau

Ingredientes (para 4 pessoas)

Azeite q.b.
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 lata de tomate em pedaços (+/- 250gr)
Tiras fininhas de pimento verde e pimento vermelho (cerca de 40gr)
1folha de louro
400gr de bacalhau desfiado e previamente demolhado
200gr de arroz agulha
500gr de água
Duas mãos de camarões pequenos descongelados
Sal e pimenta q.b.
1 molho pequeno de salsa

Num tacho largo refogar a cebola com o azeite e os alhos, cuidado para não queimar os alhos, o ideal é colocá-los quando a cebola já estiver mole. Depois de estar tudo bem refogado, juntar o tomate em pedaços bem pequenos, as tiras de de pimento e a foha de louro, deixar apurar bem (cerca de 7/10 min.). (É por esta altura que um cheirinho maravilhoso invade a cozinha.)
Quando o refogado começar a secar colocar o bacalhau desfiado e deixar cozinhar mais uns minutos indo mexendo sempre. Passados 5 minutos juntar a àgua, o arroz, retirar a folha de louro e temperar com Sal e pimenta a gosto.  Cozer bem o arroz (cerca de 10min a ferver) e por fim acrescentar os camarões e corrigir, se necessário, os temperos.
Aromatizar por fim com salsa picada e desfrutar!

Notas:
Podemos substituir o bacalhau por peixe em pedaços ou delicias do mar. Também se pode usar sobras de bacalhau cozido desde que deixemos o refogado e o tomate cozinharem bem.
Se quiser um arroz não muito seco basta acrescentar mais àgua à cozedura.
Costumo comprar pimentos de várias cores, lavar bem, tirar todas as semestes e interior branco, cortar em pedaços e guardar em sacos separados no congelador para poder utilizar nestes pratos.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário