quarta-feira, 18 de maio de 2016

Hambúrgueres vegetarianos

A procura por uma vida saudável está na moda!

Todos nós sabemos que além de exercício físico é preciso beber muita água e aderir a uma alimentação saudável com menos produtos processados e mais frutas e verduras. Eu acredito que simultaneamente a esses novos hábitos o mais importante é treinar a mente! Esse é um dos pilares de um estilo de vida saudável: "Mente sã, em corpo são". Mas não é fácil treinar o pensamento de modo a mudar hábitos e principalmente mantê-los para a vida - fazer desses hábitos a rotina e não a excepção.

Aviso já que não sou exemplo para ninguém, sei a teoria mas a prática está longe de ser "praticada", desculpem a redundância. Mas procuro todos os dias controlar a mente (ainda não a consegui treinar) e ultimamente tenho falhado muito... Enfim, há sempre um novo dia para voltar a tentar e ser esse o 1º dia de uma vida saudável. Até lá não pensem que são dias desperdiçados, mal de nós se a nossa vida se resumir a dietas e restrições!

A regra é: SER FELIZ, CUIDAR DA NOSSA MENTE, CUIDAR DO NOSSO CORPO E FAZER ALGUÉM FELIZ TAMBÉM!

Neste espirito comecei a trocar algumas refeições carnívoras e “peixivoras” por "comida de coelho" como diria o meu sogro! hehehe Além de que adoro comer coisas diferentes e em termos de saúde, cortar na carne, principalmente a vermelha, é óptimo! Mas também comer frango todos os dias é aborrecido! E para quem é fã de comida como eu, é pecado comer comida aborrecida!

Comecei a fazer estes Hambúrgueres de grão, totalmente vegetarianos, adaptando uma receita que vi online, aqui, com os legumes que tinha lá por casa.


Desculpem a qualidade da foto! Na próxima vez que fizer os hambúrgueres publico uma foto melhorzita!

Fica aqui a minha receita.

Hambúrgueres vegetarianos

Ingredientes:
1 lata grande de grão
1 cenoura média
1/2 alho francês
100g curgete
1 ovo
1 c. chá alho em pó
1 c. chá cominhos em pó
100g farinha
1/2 limão
Sal q.b. / Pimenta q.b
Azeite para fritar q.b.


Preparação:
No copo da Bimby ou num processador coloque o grão escorrido e todos os legumes em pedaços, coloque os temperos e o sumo de limão, pique 5 seg, Vel 5.
Junte a farinha e o ovo, programe 30seg, Vel 4, retire e reserve. Deixe repousar por 5 minutos.
Numa frigideira, coloque o azeite deixe aquecer e coloque colheradas do preparado espalhando em forma de hambúrguer. Frite te até ficarem dourados de ambos os lados.

Dicas:
Nunca os consegui moldar os hambúrgueres como diz na receita em que me inspirei e não sei se é possível congelá-los e a coisa correr bem...
Coloco um fio de azeite na frigideira antes de fritar cada um, pois a massa fica com a textura de pataniscas, fica húmida mas depois em 2 minutinhos conseguimos virar os hambúrgueres facilmente.
Para acompanhar gosto de fazer arroz integral e uma salada.
Podem e devem adaptar esta receita ao vosso gosto e coentros será sempre uma boa adição!


Sem comentários:

Enviar um comentário