quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mil-folhas (o que eu andei a perder este tempo todo!!)

Adoro fazer doces! Ficam sempre bem! Este que aqui apresento foi a última aquisição aos meus doces favoritos. Além de ser um clássico é algo que nunca imaginei fazer na vida muito porque massa folhada e doce de ovos não são receitas fáceis de concretizar. No entanto, falaram-me desta receita que tem alguns atalhos bem fáceis e o resultado é.... Fabuloso!!! 
 
 

A receita tirei do blog da Mizé:

Igredientes:
- 2 bases de massa folhada retangulares
- 400 gramas de leite meio gordo
- 160 gramas de açúcar
- 3 ovos + 1 gema (a clara é usada na decoração)
- 50 gramas de farinha Maisena
- 2 colheres de chá de aroma de baunilha
- 20 gr. de manteiga

Para a decoração:
- 1 clara;
- + -200 gramas de açúcar em pó, feito na Bimby;
- 2 colheres de chá de chocolate em pó
- 2 colheres de chá de água

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180°C. Cortar as massas folhadas, cortar ao meio, no sentido do maior comprimento e deixar em cima do papel vegetal que vem com a massa. Colocar em cima do tabuleiro do forno (garanta que a massa fica direita). Proceda na mesma forma para a outra massa folhada. As massas podem ir todas ao forno ao mesmo tempo, em 2 tabuleiros. Levar ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem loiras.

Colocar no copo da Bimby, o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maisena, a baunilha e a manteiga programar 6 minutos, velocidade 4, temperatura 100º C. Depois de pronto, retirar para um recipiente e deixar arrefecer alguns minutos.

Para a decoração, coloque a clara num recipiente, e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, sem parar de mexer com o garfo e até obter a consistência desejada. Reserve. Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa desse creme branco e junte o chocolate em pó e a água, misture bem. Coloque num saco pasteleiro com bico simples. Reserve.

Para construir o mil-folhas, coloque por camadas a massa folhada e virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa voltada para cima. Barre com 1/3 do creme de pasteleiro. Em seguida, coloque a outra metade por cima, e proceda da mesma forma. Repita. Coloque a última camada de massa folhada, barre as laterais com o creme que restar.

Decore cuidadosamente com o creme branco que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada, com ajuda de uma espátula,. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro. O que lhe dará a sua configuração habitual. Coloque no frigorífico até servir.

NOTA: Pode fazer-se um bolo inteiro ou vários individuais.