terça-feira, 28 de outubro de 2014

Presentes de Natal - I

Adoro o Natal!

Adoro o cheiro das casas, adoro o sorriso dos miúdos ansiosos para abrir os presentes, adoro as luzes, adoro o frio, adoro cachecóis, adoro as peúgas (aquelas com as renas que só usamos naquela semana).

Adoro as rabanadas feitas pelo meu querido pai, adoro os sonhos feitos na casa da avó, adoro os abraços, adoro o calor do forno a lenha, gosto tanto dos filmezinhos típicos da época vistos de manta sobre os joelhos ao lado do meu amor!

Adoro tanto que fico por norma deprimida quando acaba!

Há alguns anos que a minha véspera de Natal é passada ao lado do fogão! É uma espécie de prenda para mim própria! Este ano estou a planear com antecedência pois não quero que aconteça como no ano passado, ou seja, estou nos preparativos até á última hora! (No dia 25 ainda embrulhei alguns presentes!!!)

Assim, deixo aqui algumas ideias para inspirar os miminhos que irei fazer este ano. Estes foram feitos no ano passado e foram um sucesso! Posso dizer que são receitas aprovadissimas com a ajuda óbvia da minha Bimby!



Açúcar aromatizado com laranja e limão
(Mundo de Receitas Bimby)

Casca de 2 laranjas e 1 limão, só a parte laranja/amarela
300 g açúcar fino (a Bimby faz - 30 seg./vel. 10)

Retire as cascas das laranja e do limão, coloque num tabuleiro e deixe secar durante 2 dias. Após este tempo coloque no copo as cascas secas e pulverize 30 seg/vel 9. Reserve. Coloque no copo o açúcar, 10 g da casca pulverizada e envolva 10 seg//vel 4. Guarde em frascos herméticos

Sal aromatizado de Alho, Coentros, Pimenta e Tomilho
Revista Bimby Dez 2013

100 g de sal
2 dentes de alho
20 gr de coentros
Pimenta e tomilho a gosto (acrescentei eu)

Colocar tudo no copo e picar 2 seg/vel 7, espalhar num tabuleiro e deixar secar cerca de 24h. A seguir voltar a colocar no copo e pulverizar 10 seg/vel 9.Guardar num frasco hermético.


Beijinhos de Noz
(Mundo de Receitas Bimby)

180 gr de noz
180 gr de açúcar amarelo
2 gemas de ovo
Açucar branco p/ envolver.
Miolo de noz q.b. p/decorar
Formas de papel p/ doces q.b

Coloque no copo o miolo de noz e programe 10 seg/vel 7. Junte o açúcar amarelo, as gemas e programe 15 seg/vel 4. Forme pequenas bolas, passe-as por açúcar branco e decore com uma meia noz. Disponha em formas de papel frisado para doces. Receita para cerca de 20 unidades.



Broas de mel
Revista Bimby Dezembro 2010

70 g amêndoa sem pele
60 g miolo de noz
300 g açúcar amarelo
250 g de água
250 g de azeite
120 g de mel
15 g canela em pó
15 g de erva doce
30 g de vinho do Porto
500 g de farinha Branca de neve fina
Açúcar branco q.b. para envolver

Coloque no copo a amêndoa e ralé 15seg/vel 7. Reserve.
Coloque no copo as nozes e pique 3seg/vel 4. Reserve.
Coloque no copo os restantes ingredientes à excepção da farinha e programe 7min./100°/vel 3.
Pré-aqueça o forno a 180°.
Junte a farinha e a amêndoa ralada, programe 5 min./100°/vel 3.
Adicione as nozes e envolva com a ajuda da espátula.
Forme as broas, pressione com um garfo e leve ao forno cerca de 15-20 min. Retire do forno e envolva em seguida com açúcar branco. 
Dá para 60 unidades.


Trufas de chocolate e vinho do Porto
Revista Bimby Dezembro 2010

60 g de amêndoa sem pele
200 g de chocolate culinária
100 g de chocolate de leite
50 g de natas
Cacau em pó q.b. para envolver
Açúcar em pó q.b. para envolver
Formas pequenas para doces

Opcional: 25g de licor a gosto (coloquei vinho do porto) e 20g de açúcar em pó.

Torrar ligeiramente as amêndoas no forno ou numa frigideira. Esperar que arrefeça e colocar no copo. Pique 3seg/vel 4 e reserve.
Coloque no copo os chocolates e dê 3 golpes de turbo. Junte as natas e programe 5min/50°/vel 2. Coloque a borboleta e bata 30seg/vel 3. Adicione as amêndoas reservadas e misture 20seg/vel 1. Caso queira colocar licor deverá colocar neste momento, adicionando cerca de 25g de licor e 20g de açúcar em pó.
Por fim colocar num tabuleiro e guardar no frigorífico. Depois de solidificar formar as pequenas trufas envolver em cacau ou açúcar em pó e colocar nas formas de papel para doces.

Notas: A amêndoa pode ser substituída por casca de laranja ou outros frutos secos. Podemos utilizar apenas chocolate de culinária para um sabor mais intenso. O açúcar em pó pode ser preparado na Bimby.





Já inspirados?? Eu estou! =0)

Sem comentários:

Enviar um comentário